A partir dos 40 anos a vida melhora, será!?
- Carina Gonçalves
- 31 de jan. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de fev. de 2024

“A partir dos 40 anos, a vida começa a melhorar” ... ouvi recentemente de uma amiga de 58 anos que compartilhava comigo a sua experiência de vida.
Lembrei imediatamente do conceito de metanoia de Carl Gustav Jung, segundo o qual, por volta da metade da vida, há uma inversão da energia libidinal, que na primeira metade é voltada à persona, para fora, para o mundo e observando o que está posto no nosso meio cultural e social. Na segunda metade, por volta dos 40 anos, essa libido inverte de direção e se volta para dentro, ou seja, para o Self, que é o que alguns junguianos chamam de “arquétipo de Deus”.
O Self é o regente da orquestra do nosso mundo psíquico e é também conhecido como “essência”, para alguns. Na teoria da biossíntese, de David Boadella, há uma espécie de mandala que chamamos de campos da vida, uma espécie de mapa que nos orienta nesta abordagem da psicoterapia somática. O centro dessa mandala é o campo 7, o campo da essência, o que conversa perfeitamente com a teoria da individuação de Jung, que nos fala sobre o eixo ego-Self.
Para não ficar muito no psicologuês, quero dizer que ambas as teorias servem ao desenvolvimento da pessoa em direção ao seu próprio centro de vontade. O que também podemos chamar de Self do eixo que mencionei, “ego-Self”. O ego da pessoa tende a se aproximar de sua essência, na segunda metade da vida. Isso por conta da inversão da energia libidinal, que comentei acima e que nada mais é do que energia de vida.
Sim, minha amiga e caros leitores, a vida tende a melhorar a partir dos 40... quando sabemos um pouco mais quem somos no contexto em que estamos inseridos. Tendemos a saber mais o que queremos a partir de nossas experiências passadas, bem ou mal-sucedidas. E o melhor, nos importamos muito menos com o que as pessoas ao redor pensam ou podem falar da gente, porque o movimento voltado para a essência é um movimento de autenticidade.
Crises podem acontecer nessa fase. A tal da crise da meia-idade. É possível a necessidade de suporte profissional para se atravessar esse período. Mas nada como poder caminhar nessa jornada rumo ao que se é de verdade.
E ter acompanhamento psicológico pode tornar o caminho mais leve e com ótimas reflexões, especialmente sobre si e o que se busca no seu íntimo. A terapia nos mostra possibilidades diferentes de lidar com a rotina e com tudo o que nos envolve, seja no campo pessoal, amoroso ou profissional. E recomendo que comece antes e após os 40 anos.... não tem prazo de validade ou censura etária.
Box:
Comprenda quais são os níveis de profundidade, por David Boadella
Boadella, autor da biossíntese, psicoterapia somática que significa “integração da vida” e foi desenvolvida nos anos 1970, herdou de Reich a ideia de que há 3 níveis de profundidade existencial: superfície, segunda camada e terceira camada.
Na superfície, temos a nossa “armadura de proteção”, que além de psíquica também é física, pois manifesta-se no corpo, no nosso tônus muscular, expressões e ritmos. Como o nome indica, é camada de proteção.
Na segunda camada estão nossos sentimentos mais dolorosos. Dispenso mais comentários, por hora. Na terceira camada, há os nossos sentimentos mais nucleares. O amor está nessa terceira camada.
Por isso, ele entendia que ver a pessoa é ver além das imagens restritas, que condicionaram corpos e mentes. Ver a pessoa é vê-la por completo, em seus limites e, em especial, em sua potência. É vê-la em sua camada mais profunda, em sua essência.
Sobre Fernanda Lunardi - CRP 06/159430:
Com primeira formação em direito, seguiu para a psicologia ao desenvolver gosto por mediação e resolução de conflitos. É formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (em ambas graduações) e em Biopsicologia no Instituto Visão Futuro, onde atuou como facilitadora. Trabalhou como voluntária no CVV - Centro de Valorização à Vida, e hoje faz especialização em Biossíntese no IABSP e formação internacional em Psicoterapia Corporal Cênica em Pesso, com Richard Hoffman.
Saiba mais, acesse: www.fernandalunardi.com.br / Instagram: @fernandalunardi.psi
Agendamento consultas: contato@fernandalunardi.com.br ou pelo whats: 11-996559624




Comentários